757235608686858

Digital Road

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: Qual o melhor em 2022?


Muitas pessoas utilizam no dia-a-dia o marketing digital para divulgar seus negócios e empreendimentos. Entretanto, alguns termos podem confundir e até atrapalhar quem está começando.

A diferença entre tráfego orgânico x tráfego pago é bem simples em termos de conceito. A principal dificuldade é saber qual dos dois é melhor para o seu negócio.

Por esse motivo, iremos comparar as diferenças entre tráfego orgânico x tráfego pago.

O que é tráfego?

A palavra tráfego no marketing digital significa a quantidade de usuários que estão navegando em determinado site, página, rede social, aplicativo, etc.

Do mesmo modo como o tráfego de veículos ou de pessoas no mundo físico, também funciona o tráfego na internet. A diferença é que na internet o espaço necessário é muito menor e suporta um número maior de usuários comparado com o espaço físico.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é a forma natural da movimentação das pessoas na internet, ou seja, sem nenhuma influência ou interferência de anúncios pagos, utilizando algoritmos para realizar a distribuição de conteúdo orgânico.

Um exemplo de tráfego orgânico nas redes sociais são as publicações que não precisaram pagar para atingir um certo número de pessoas.

Comparando no mundo real, é semelhante a um potencial cliente que chega em um estabelecimento sem a influência de propagandas desta empresa, simplesmente pela circunstância, pela vontade ou por indicação.

Entretanto, o tráfego pago é um pouco diferente…

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é quando um anúncio é pago para que seu conteúdo se destaque em relação aos outros e que seja entregue para um determinado perfil de pessoas.

Por exemplo, nas redes sociais você pode impulsionar suas postagens, stories ou reels.

Um outro jeito de usar o tráfego pago é utilizar no google, desta maneira o seu conteúdo aparece para mais pessoas ou para pessoas que possuem um interesse específico, aparecendo nos primeiros resultados de pesquisa.

Este tipo de anúncio pode ser muito poderoso para a sua loja física ou on-line, junto com o Google Meu Negócio.

Resumindo a diferença entre tráfego orgânico e tráfico pago

A principal diferença do tráfego orgânico x tráfego pago está no próprio nome.

O tráfego orgânico depende de vários fatores internos da plataforma escolhida.Se for em um buscador como Google, dependerá do SEO (Search Engine Optimization) e se for uma rede social dependerá do algoritmo.

Para o tráfego pago é necessário realizar um investimento financeiro para que o conteúdo apareça prioritariamente para um determinado público em um determinado tempo.

E qual é melhor? Tráfego orgânico ou Tráfego Pago?

É necessário avaliar qual o objetivo do seu negócio.

O tráfego orgânico traz um melhor reconhecimento de autoridade através de conteúdos relevantes, um relacionamento duradouro, um maior engajamento, mas possui um menor alcance e pode demorar meses para ter os primeiros resultados.

O tráfego pago traz um maior reconhecimento de marca, possui resultados mais rápidos, possui um alcance maior atraindo o maior número de visitantes possíveis dentro de um público pré determinado para receber o conteúdo.

A melhor estratégia é trabalhar os dois tráfegos em conjunto, pois eles se complementam. Por exemplo, pode-se trabalhar com tráfego pago para manter a conversão do seu negócio enquanto trabalha com a autoridade e relacionamento com o tráfego orgânico.

Não existem motivos para rivalizar o tráfego orgânico x tráfego pago, pois eles são complementares. Usados de forma estratégica, podem aumentar ainda mais os resultados do seu negócio.

Gostou do conteúdo? conheça mais as soluções da Digital Road e compartilhe com alguém que precisa saber a diferença de tráfego orgânico x tráfego pago.