757235608686858
Pular para o conteúdo
Muitas pessoas utilizam no dia-a-dia o marketing digital para divulgar seus negócios e empreendimentos. Entretanto, alguns termos podem confundir e até atrapalhar quem está começando.
A diferença entre tráfego orgânico x tráfego pago é bem simples em termos de conceito. A principal dificuldade é saber qual dos dois é melhor para o seu negócio.
Por esse motivo, iremos comparar as diferenças entre tráfego orgânico x tráfego pago.
A palavra tráfego no marketing digital significa a quantidade de usuários que estão navegando em determinado site, página, rede social, aplicativo, etc.
Do mesmo modo como o tráfego de veículos ou de pessoas no mundo físico, também funciona o tráfego na internet. A diferença é que na internet o espaço necessário é muito menor e suporta um número maior de usuários comparado com o espaço físico.
O tráfego orgânico é a forma natural da movimentação das pessoas na internet, ou seja, sem nenhuma influência ou interferência de anúncios pagos, utilizando algoritmos para realizar a distribuição de conteúdo orgânico.
Um exemplo de tráfego orgânico nas redes sociais são as publicações que não precisaram pagar para atingir um certo número de pessoas.
Comparando no mundo real, é semelhante a um potencial cliente que chega em um estabelecimento sem a influência de propagandas desta empresa, simplesmente pela circunstância, pela vontade ou por indicação.
Entretanto, o tráfego pago é um pouco diferente…
Tráfego pago é quando um anúncio é pago para que seu conteúdo se destaque em relação aos outros e que seja entregue para um determinado perfil de pessoas.
Por exemplo, nas redes sociais você pode impulsionar suas postagens, stories ou reels.
Um outro jeito de usar o tráfego pago é utilizar no google, desta maneira o seu conteúdo aparece para mais pessoas ou para pessoas que possuem um interesse específico, aparecendo nos primeiros resultados de pesquisa.
Este tipo de anúncio pode ser muito poderoso para a sua loja física ou on-line, junto com o Google Meu Negócio.
A principal diferença do tráfego orgânico x tráfego pago está no próprio nome.
O tráfego orgânico depende de vários fatores internos da plataforma escolhida.Se for em um buscador como Google, dependerá do SEO (Search Engine Optimization) e se for uma rede social dependerá do algoritmo.
Para o tráfego pago é necessário realizar um investimento financeiro para que o conteúdo apareça prioritariamente para um determinado público em um determinado tempo.
É necessário avaliar qual o objetivo do seu negócio.
O tráfego orgânico traz um melhor reconhecimento de autoridade através de conteúdos relevantes, um relacionamento duradouro, um maior engajamento, mas possui um menor alcance e pode demorar meses para ter os primeiros resultados.
O tráfego pago traz um maior reconhecimento de marca, possui resultados mais rápidos, possui um alcance maior atraindo o maior número de visitantes possíveis dentro de um público pré determinado para receber o conteúdo.
A melhor estratégia é trabalhar os dois tráfegos em conjunto, pois eles se complementam. Por exemplo, pode-se trabalhar com tráfego pago para manter a conversão do seu negócio enquanto trabalha com a autoridade e relacionamento com o tráfego orgânico.
Não existem motivos para rivalizar o tráfego orgânico x tráfego pago, pois eles são complementares. Usados de forma estratégica, podem aumentar ainda mais os resultados do seu negócio.
Gostou do conteúdo? conheça mais as soluções da Digital Road e compartilhe com alguém que precisa saber a diferença de tráfego orgânico x tráfego pago.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |